O serviço educativo AMBIEDUCA adapta-se às situações específicas de cada escola ou espaço educativo. Veja aqui as diferentes entidades públicas e privadas que nos podem acolher.
Desta forma as atividades propostas podem ser realizadas de uma forma pontual ou podem ser desenvolvidos programas educativos mais extensos a desenvolver durante um período ou ano lectivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSspQBN32N-ArJpO_yUyfS7vk6F8g9DOHAlu_QlXWiPCnaZmSeJPtXEeHG6HpnRVo-vmkL-I3N-dyEIpsTTaGov2hh95iMCRvWrfeK7lMWme8kiMz3EKYw7XJK37V2shhY1t2dVqRJ7Ig/s200/Ci%25C3%25AAncia_Experimental2.png)
Desta forma as atividades propostas podem ser realizadas de uma forma pontual ou podem ser desenvolvidos programas educativos mais extensos a desenvolver durante um período ou ano lectivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSspQBN32N-ArJpO_yUyfS7vk6F8g9DOHAlu_QlXWiPCnaZmSeJPtXEeHG6HpnRVo-vmkL-I3N-dyEIpsTTaGov2hh95iMCRvWrfeK7lMWme8kiMz3EKYw7XJK37V2shhY1t2dVqRJ7Ig/s200/Ci%25C3%25AAncia_Experimental2.png)
As atividades são adaptadas para os diferentes níveis educativos e a dinamização de acções didáticas privilegiam acções de aprendizagem criativa, e ciência experimental.
O desafio que se coloca
em matéria de Educação Ambiental é envolver o cidadão na problemática
da Qualidade de Vida atual e futura. Para se conseguir esse envolvimento é
necessário que todos tenham acesso a uma literacia ambiental fundamental
que permita conhecer o meio onde vivem de uma forma sistémica e clara.
A metodologia que
utilizamos combina vários recursos ( Palestras-Debates, Jogos, Oficinas, Ações
Encenadas, etc.
O objetivo destes
recursos é adaptar-se às preferências da entidade contratante, combinando
aspetos lúdicos e formativos, além de fomentar o debate de ideias.
Um aspeto que
consideramos importante é a AVALIAÇÃO das atividades. Esta permite tomar notas
para futuras melhorias no desenho e implementação das atividades, ajudando a
melhorar e permitindo aos organizadores obterem conclusões sobre o resultado
das ações a vários níveis. A avaliação tem um papel importante dentro de um
processo educativo que promova atitudes críticas nos participantes, facilitando
o intercâmbio de impressões no desenvolvimento da atividade e melhorando assim
os seus conteúdos.
No final de cada
programa educativo é entregue aos organizadores um relatório final onde estão
todos os materiais didáticos empregues, a avaliação realizada e informação
complementar relevante ( bibliografia, endereços úteis, anexos, registo das
atividades,…)