Programa + S Segurança nas Escolas

Prevenção e Emergência
em Estabelecimentos de Ensino

Tal como os extintores e outros equipamentos de 1ª intervenção têm que estar em condições de validade e em número suficiente adequados às condições do edifício da escola, também o Plano de Prevenção e Emergência tem de estar ACTUALIZADO, ser CONHECIDO e TREINADO por toda a comunidade escolar para salvaguardar os seus ocupantes e bens em caso de emergência.

O Plano de Prevenção e Emergência em Edifícios Escolares é um requisito legal OBRIGATÓRIO no âmbito da legislação geral em matéria de Segurança contra Incêndios em Edifícios.

A AMBIEDUCA criou o programa + Segurança nas Escolas para apoiar as escolas na elaboração, implementação e atualização do Plano de Prevenção e Emergência no sentido de minimizar os riscos em caso de emergência e cumprir com os requisitos legais obrigatórios em caso de inspeção.

CONSULTORIA ESPECIALIZADA – São ações personalizadas dinamizadas por técnicos especializados em Higiene e Segurança que visam a elaboração ou atualização do Documento – Plano de Prevenção e Emergência de acordo com os requisitos nas autoridades competentes. Nestas ações também está previsto o acompanhamento e relatório de simulacros.

PALESTRAS INTERATIVAS- São ações com um carácter mais expositivo  apoiadas por apresentações digitais atrativas para apresentar o Plano de Prevenção e Emergência  e sensibilizar para as responsabilidades de cada um assim como apresentar as medidas a desenvolver ao longo do ano, por exemplo, a realização de formação específica, exercícios internos de evacuação, simulacros entre outras.

FORMAÇÃO - São acções que permitem à comunidade escolar com responsabilidades na estrutura interna de segurança adquirir competências sobre a melhor forma de atuação em caso de emergência e conhecer claramente quais as suas responsabilidades. Existe também a possibilidade de fazer uma sessão destinada ao manuseamento de equipamentos de primeira intervenção.

OFICINAS TÉCNICAS - São ações educativas onde os alunos vão aprender conteúdos sobre riscos naturais e os princípio científicos à volta do triângulo do fogo, qual a melhor forma de agir em cada caso e saber como proceder à evacuação da sala em caso de emergência de uma forma ordeira e responsável.

Algumas das oficinas disponíveis:


  • Perigo de Incêndio 
  • Descubrir o Triângulo do Fogo
  • Descubrir os Sismos