AMBIENTE

A educação para uma vida sustentável é hoje fundamental. Ensinar às crianças e jovens o conhecimento ecológico básico e permitir que estejam aptos a incorporá-lo na vida cotidiana das comunidades humanas – este será o mais importante papel da educação neste século. Disso depende toda a nossa sobrevivência a longo prazo.”
Fritjof CapraO desafio que se coloca em matéria de Educação Ambiental é envolver o cidadão na problemática da Qualidade de Vida atual e futura. Para se conseguir esse envolvimento é necessário que todos tenham acesso a uma literacia ambiental fundamental que permita conhecer o meio onde vivem de uma forma sistémica e clara.
Tal como o condutor de um veículo motorizado tem que adquirir, regras e competências que lhe permitam conduzir sem pôr em perigo a Segurança dos outros, também os cidadãos deveriam de ter acesso a uma série de condutas, normas e conhecimentos que minimizem o seu impacto para o Ambiente ao longo da sua existência, por forma a assegurar um Ambiente Saudável que potencie um desenvolvimento humano, social e económico realmente próspero e duradouro.
O desenvolvimento de projetos, programas educativos, planos de sessão entre outras ações educativas seguem as orientações curriculares e técnicas do Ministério do Ambiente, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde e procuram promover uma estratégia interdisciplinar de ensino.
A nossa abordagem à Educação Ambiental inspira-se no trabalho do Centro de Ecoliteracia, localizado em Berkeley, Califórnia, e de seus líderes, como Fritjof Capra, David Orr, Zenobia Barlow e outros; João Evangelista um dos pioneiros da Educação Ambiental, em Portugal, geógrafo, professor, formador e educador que influenciou decisivamente a política pública de ambiente, especificamente a educação ambiental, dando origem a uma nova dinâmica e atenção redobrada para esta cultura de cidadania; Rómulo de Carvalho (António Gedeão), professor pedagogo, poeta, investigador, historiador, humanista que tanto contribui-o para a divulgação da ciência e história da ciência em Portugal; Manuel António Gomes (Padre Himalaya), padre, cientista, inventor e vegetariano apaixonado pela compreensão do “livro da Vida”, a Natureza, entusiasta na utilização das energias renováveis; e em diversos movimentos de vanguarda, promovendo conhecimento e ações efetivas para uma vida sustentável, como a permacultura e o consumo sustentável.
Enquadrado na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) o serviço educativo AMBIEDUCA dinamiza ações nas seguintes áreas de intervenção:
- Resíduos
- Ar
- Água
- Químicos
- Solo, Rochas e Sedimentos
- Alimentos
- Ruído
- Radiações
- Biotecnologia
- Biodiverdidade
- Florestas
- Consumo Sustentável
- Espaços Construídos
- Fenómenos Meteorológicos
- Desenvolvimento Sustentável
- Ambiente e Empreendorismo
- Agricultura Biológica
Mais Informação
Em Portugal, a Saúde Escolar tem estado sujeita a diversas reformas, numa tentativa de a adequar às necessidades da escola e suas preocupações de saúde emergentes.
De uma forma cada vez mais generalizada as direcções dos estabelecimentos de ensino, os professores e pais estão sensibilizadas para a questão da segurança no espaço escolar e para a importância de uma atitude preventiva no sentido de preparar a organização com meios adequados para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes e bens em caso de uma emergência.
SAÚDE

No sistema educativo, novos desafios se colocam: a par do trabalho de transmissão de conhecimentos organizativos em disciplinas, a escola deve, também educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos, num processo e aquisição de competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia.
A Escola, ao constituir-se como um espaço seguro e saudável, está a facilitar a adopção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente.
Tendo em vista o desenvolvimento de actividades de promoção da educação para a saúde em meio escolar e espaços educativos, o serviço educativo AMBIEDUCA dinamiza ações nas seguintes áreas de intervenção:
1. Saúde Oral;
2. Alimentação saudável;
3. Educação para o Ambiente e a Saúde;
4. Promoção da Segurança e Prevenção de Acidentes;
5. Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção das doenças transmissíveis;
6. Prevenção do Consumo de drogas lícitas;
7. Prevenção e Consumo de drogas ilícitas;
8. Prevenção da Violência escolar e do Bullying;
9. Educação para o Consumo.
SEGURANÇA

O Plano de Prevenção e Emergência é um requisito legal obrigatório no âmbito da legislação geral em matéria de Segurança contra Incêndios em Edifícios e a um nível mais específico em Edifícios Escolares pois é um documento essencial na organização, gestão e consolidação de uma política de segurança que se quer participada, adaptada e adequada aos condicionalismos de cada organização ou instituição.
No contexto educativo é essencial criar uma cultura geral de segurança, desta forma o projeto educativo AMBIescolas apresenta-se como uma ferramenta pedagógica no sentido de envolver toda a comunidade escolar na aquisição de hábitos de segurança e minimizar o risco de acidentes ao longo de toda a vida. Em matéria de Segurança o serviço educativo AMBIEDUCA dinamiza ações nas seguintes áreas de intervenção:
2. Riscos Naturais
3. Segurança Alimentar
4. Segurança e Saúde no Trabalho