Ateliers Criativos

ATELIERS CRIATIVOS– São ações onde os temas a abordar serão desenvolvidos com recurso às expressões artísticas nomeadamente à expressão plástica, musical ou dramática.
  • Land Art "Arte na paisagem"
  • Modelação de Biodiversidade em plasticina 
  • Ecodesign -Arte com resíduos 
  • Construção de Instrumentos musicais 
  • Construção de Jogos e Brinquedos pedagógicos
  • Contos com Expressão 
  • Construção de Fantoches da Biodiversidade
  • Construção de AMBI-Máscaras

Land Art "Arte na paisagem" – O objetivo desta oficina é incentivar os participantes a criarem objetos artísticos num espaço exterior (natural ou urbano) com os materiais que aí encontrarem (folhas mortas, ervas, terra, pedras, areia entre outros). A simplicidade e a criatividade serão os ingredientes chaves para estimular o gosto e a atenção pelos elementos da natureza.

Modelação de Biodiversidade em plasticina - Nesta oficina vão ser sensibilizados para as espécies que podem observar no pátio da escola ou em Parques da sua localidade e de seguida com recurso a fichas de identificação ilustrativas vão fazer réplicas das espécies que observaram.

Ecodesign -Arte com resíduos - Nesta oficina pretende-se ensinar a criar peças de arte através da reutilização de resíduos, e sensibilizar para o problema dos RESÍDUOS. Os trabalhos realizados variam consoante os materiais, tema ou época festiva em que a oficina se insere. No final todos os artefactos construídos serão entregues aos respetivos criadores.

Construção de Instrumentos musicais  Esta oficina pretende fornecer algumas dicas e material para ajudar os mais novos (e não só) na construção de instrumentos musicais ( maracas, reque-reques, kazoos, tan-tans, flautas de pã, cornetas, megafones, paus-de-chuva, sarroncas, tamboretes (entre outros) com a REUTILIZAÇÂO de diferentes materiais. No final todos os instrumentos musicais construídos serão entregues aos respetivos criadores.

Construção de Jogos e brinquedos pedagógicos - Os participantes vão aprender a criar e construir os próprios brinquedos e jogos pedagógicos a partir de RESÍDUOS. Esta atividade estimula a criatividade, desenvolve a motricidade e sensibiliza para a REUTIZAÇÃO de materiais.

Contos com Expressão - A partir da leitura de um CONTO AMBIENTAL/CIDADANIA  os participantes   vão realizar uma atividade de expressão: plástica, dança ou jogos dramáticos para compreender a mensagem do conto e desenvolver as capacidades individuais de expressão.

Construção de fantoches da Biodiversidade – Oficina de expressão plástica onde através da observação de fichas de identificação os participantes vão ser sensibilizados para a existência e importância da Biodiversidade envolvente e desta forma vão poder criar os seus fantoches inspirados nas fichas em estudo.

Construção de AMBI-Máscaras – Nesta oficina  os participantes através da REUTILIZAÇÃO de papel e cartão vão criar máscaras inspiradas em máscaras tradicionais do carnaval pagão português. Desta forma são sensibilizados para a valorização da etnografia e tradições portuguesas.